Rafael Czarnobai
O Drama de Amor de C. G. Jung

Neste final de semana estive em atividade com os profissionais Carlos Byington,médico psiquiatra e analista junguiano, graduado pelo Instituto Jung, em Zurique. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e autor de vários livros & Maria Helena Guerra Psicóloga formada pela PUC, mestre em Psicologia Analítica (USP) ensina Psicologia Analítica há 34 anos no Instituto Sedes Sapientiae, autora da obra - O livro vermelho O drama de amor de C.G.Jung ( o qual consegui um autográfo bem fofo :D )
Um evento Promovido pelo Núcleo Junguiano de Florianópolis ( www.jungflorianopolis.com) , neste podemos ter a oportunidade de aprender com estes dois profissionais maravilhosos e o Professor Byington apresentou estudos de casos e a estruturação de sua teoria da psicologia simbólica junguiana.
Vivênciar o processo de individuação é entrar em contato com os desafios de Ser e Jung nos deixa algumas pistas para podermos ter como exemplo para cada um de nós buscar inspiração para o desenvolvimento próprio da personalidade:
"Jung descobriu, por meio do espírito das profundezas, a autonomia da anima, da alma, e a impossibilidade de subjugá-la a partir da vontade do ego. Ela não pode ser circunscrita pela razão, tampouco ser reduzida a um objeto científico, visto que é muito mais abrangente que a mente racional. Aprendeu, com o espírito das profundezas, a vê-la como um ser vivo, com existência própria, e retirou dela o olhar lançado pelo espírito desta época - com o qual se identificara - para quem a alma pode ser julgada e apreendida pela razão." (Maria Helena R. M. Guerra, "O livro vermelho - O drama de amor de C. G. Jung" Pg. 64)