Buscar
  • Rafael K. B. Czarnobai

O Sandplay ( Jogo de Areia) em psicoterapia


Nesta semana tive a honra de conhecer e aprender com Maria Ignez de Carvalho Hartmann. Musicista e Psicanalista Junguiana, Membro “Teatcher” da sociedade alemã de Sandplay (Frankfurt University). O qual ao longo desta semana estive em curso, palestras e vivências práticas sobre o Sandplay.

O Sandplay foi desenvolvido pela Analista Junguiana Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça, seu país de origem, e tem progredido extensamente na Europa, sendo utilizado por profissionais em consultório.

O Sandplay (denominado também como Jogo de Areia no Brasil) é um método terapêutico baseado nos conceitos psicológicos de Jung. Tratando-se de uma metodologia não verbal, pode ser utilizado tanto para crianças como para adultos.

As imagens construídas possibilitam um diálogo entre consciente e inconsciente na psique dos pacientes, ativando o seu desenvolvimento. Os benefícios do uso desta métodologia deve-se ao fato de que, funcionando a psique por meio de imagens, a construção de cenários é, consequentemente, uma ponte direta com o inconsciente do paciente, frequentemente de difícil acesso devido a seu caráter extremamente complexo, e somente apreensível por meio de símbolos.

O Sandplay-Jogo de areia é uma forma criativa de terapia que utiliza a imaginação, “a Imaginatio é um extrato concentrado de forças vivas do corpo e da alma” (C.G.Jung, Vol.XII, § 394).


73 visualizações

Rafael Czarnobai © 2016